Formação em um dos maiores complexos de ensino da engenharia de Minas Gerais

O curso de graduação em Engenharia Civil da UEMG Unidade João Monlevade visa oferecer uma oportunidade ampla para seus alunos adquirirem uma formação profissional sólida e atualizada nas áreas de planejamento, projeto, orçamento, cálculo e execução de obras, bem como na solução dos problemas ambientais decorrentes das atividades da construção. Além disso, diversos recursos oriundos de projetos institucionais, de pesquisa e de extensão possibilitarão a montagem de uma extensa e moderna infra-estrutura laboratorial, importante para a formação sólida na área da Engenharia Civil.


Tendências e inovações

Matriz curricular desenvolvida com base em pesquisas de mercado que indicaram o perfil do profissional desejado.

O curso oferece uma formação moderna e adequada às demandas de um mercado em crescimento e carente deste tipo de profissional. Além disso, a Unidade João Monlevade busca sempre pela inovação e sustentabilidade, valores fundamentais para o curso e cada vez mais importantes para a construção civil.

No momento em que a sociedade moderna busca um equilíbrio entre o desenvolvimento e a qualidade de vida, a Engenharia Civil se apresenta com novas oportunidades no ramo da Engenharia. Ao elaborar o currículo de Engenharia Civil, a Unidade teve o cuidado de destinar ao Engenheiro Civil uma sólida formação geral, suficiente para coordenar trabalhos multidisciplinares, sem, contudo, abdicar-se da necessária especialização que possibilita a solução de problemas específicos, demandados pela sociedade moderna. Busca-se, assim, a formação de um profissional preparado não só para a execução e acompanhamento de obras, mas também para o gerenciamento e execução de programas de recuperação ambiental, concomitantemente com a atividade de construção, no sentido de atender às premissas do desenvolvimento sustentável.


Atuação

O Engenheiro Civil pode atuar como engenheiro de processos, de fabricação, de materiais, líder na gestão das varias fases de pequenos e grandes empreendimentos, podendo atuar nos diferentes tipos de empresas como as de extração de minas, elaboração e refino de metais, e ligas e outros materiais.