Formação em um dos maiores complexos de ensino da engenharia de Minas Gerais

O que faz a Engenharia de Minas da UEMG Unidade João Monlevade empolgante é a variedade de conhecimentos adquiridos: desde aspectos de liderança, noções de engenharia mecânica, civil, ambiental, elétrica e geologia, bem como sociologia, mercado financeiro, gerenciamento, estratégias de negócios até visão geopolítica e de oportunidades. Há possibilidade de trabalhos diversificados, de conhecer pessoas e lugares variados e distantes no Brasil e exterior, há possibilidade de desenvolver regiões economicamente, de minimizar os impactos da mineração ao meio ambiente bem como produzir bens essenciais ao melhor padrão de vida dos seres humanos.


Tendências e inovações

Matriz curricular desenvolvida com base em pesquisas de mercado que indicaram o perfil do profissional desejado.

O profissional da Engenharia de Minas irá atuar em prospecção e pesquisa mineral, desenvolvimento, lavra de minas, captação de águas (superficiais e subterrâneas), beneficiamento mineral e seus serviços afins ou correlatos.

Este profissional trabalha com a exploração (extração) de minérios, minerais e rochas, procurando harmonizar as operações industriais com o meio ambiente. É o responsável pela pesquisa, lavra e beneficiamento dos minérios, minerais e rochas ornamentais e industriais. Seu trabalho é realizado, em sua grande maioria, em campo, em laboratórios ou escritórios de engenharia de projetos.


Atuação

O Engenheiro de Minas é habilitado a trabalhar nas diversas etapas do processo de produção e comercialização de bens minerais. Planeja, projeta, desenvolve, explora, avalia e opera minas a céu aberto e subterrânea. Os principais ramos de atuação compreendem empresas de mineração, petróleo, rochas ornamentais, fertilizantes, cerâmicas, cimenteiras entre outras. È habilitado também para atuar em empresas de consultoria, órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa, órgãos ambientais, perícias e avaliações judiciais e na venda de equipamentos e insumos para a indústria mineral e construção civil.

Alem disso, pode participar de projetos de túneis, estradas, recuperações ambientais, extração de sal, extração e purificação de águas, inspeções de fronteiras e fiscalização, mapeamentos geológicos, logística de transporte e comércio de minerais, negócios em mercados de commodities, insumos químicos e peças de reposição, saúde e segurança em empresas de mineração, dentre outros.