Conheça a Biblioteca da FaEnge

A Biblioteca da FaEnge tem como missão promover e disseminar o acesso à informação, necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em nossas estantes existe muito mais do que livros, existe cultura! A Biblioteca possui milhares de obras em diversas áreas do conhecimento, moderna infraestrutura, espaços para leitura e salas de estudos em grupo e individuais.



Sistema Pergamum

No intuito de aperfeiçoar a qualidade na prestação dos seus produtos e serviços a comunidade de usuários internos e externos está informatizada através do software Pergamum.

O Pergamum é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação. O sistema contempla as principais funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária com os seus usuários. Através da internet será possível acessar: catálogo (autor, título e assunto) pesquisa booleana, pesquisa por autoridades, material incorporado ao acervo, consulta às coleções de periódicos (Kardex), cadastro de comentários e sugestões de aquisição, consulta de material pendente, histórico de empréstimo, débitos, aquisições vinculadas à área de interesse (Disseminação Seletiva de Informação - DSI), reserva; renovação, visualização de sumários digitalizados e outros.



Horário de funcionamento

Segunda-feira à sexta-feira

  • 07:00 às 21:30

Reserva

Para efetuar uma reserva através do sistema Pergamum, o usuário deve primeiro consultar o acervo/pesquisa básica, selecionar o livro desejado e verificar se a situação do mesmo consta como EMPRESTADO (opção informações). Caso tenha dúvidas, consulte os passos abaixo:

1) Efetue uma PESQUISA BASICA;

2) Selecione o livro que deseja reservar;

3) Confira na pasta de Informações, se o livro está em situação EMPRESTADO (o sistema somente permitirá a reserva quando todos os exemplares estiverem na situação EMPRESTADO);

4) Clique na opção Reserva, localizada ao lado direito superior dessa tela;

5) Informe sua matrícula e senha (instruções na tela);

6) Clique no botão confirmar.



Como realizar a renovação

De acordo com a Resolução CONUN/UEMG Nº. 141/2008 de 30 de abril de 2008 as bibliotecas da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG passam a cobrar MULTA pelos materiais retirados por empréstimos em suas bibliotecas e não devolvidos na data prevista.

A devolução do material é de sua responsabilidade, o e-mail é uma forma de lembrá-lo da data de devolução do material na biblioteca. O não envio da mensagem não o isenta de pagamento de multa.A justificativa de atraso na entrega do material, por impossibilidade de renovação on-line, não é aceita em nossas bibliotecas. Obras em atraso não são renovadas via WEB, neste caso o usuário deve devolver o material na biblioteca, retirar a guia de pagamento da multa no link TAXAS no site da UEMG, efetuar o pagamento no banco e com a guia paga, solicitar sua liberação no sistema.

A Renovação é feita através do sistema Pergamum, o usuário deve clicar em “acesso ao usuário”, preencher a tela com os dados pedidos e após escolher a guia renovação, selecionar o material que quer renovar.

A renovação on-line pode ser feita até 03 (três) vezes, na quarta vez o usuário tem que procurar a biblioteca portando o material emprestado.



Fotos

Imagem biblioteca Imagem biblioteca